Plataforma paga de publicação de eBooks. Elaborada por bibliotecários da região do Cariri Cearense. Bora publicar!

cartilhas de eventosprodutos editoriais

1° Cartilha de orientação para desenvolvimento do PADIN no período de isolamento social

1 min de tempo de leitura
  • Orgs.: Francisca Clara Palácio Gonçalve, Ivone Estevam Fã Silva, Josefa Moreira Mendonça Neta, Michele Costa de Araújo Oliveira
  • Colaboradores: Maria José da Silva Gomes, Maria Aída Vaz Dos Santos, Leonília Maria Moraes Sabino, Antonia Vanderlucy de Oliveira da Silva, Adriana Oliveira de Souza, Denise Pedroso de Moraes, Rosângela Matos Santos Feitoza
  • Projeto gráfico e diagramação: Lázaro Almeida Galvão
  • Ilustrações: Débora Oliveira Cavalcante Ribeiro

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Resumo informativo:

GONÇALVES, Francisca Clara Palácio (org.). 1° Cartilha de orientação para desenvolvimento do PADIN no período de isolamento social. Juazeiro do Norte: Governo do Estado do Ceará, 2020. E-book (18 p.). Disponível em: https://idadecerta.seduc.ce.gov.br/index.php/fique-por-dentro/downloads/category/317-construindojuntos-equipe-06-credes-2-11-16-e-19. Supl. 1. TITULO secundário: Resgatando brincadeiras e jogos culturais populares na primeira infância. Supl. 2. APRESENTAÇÃO elaborada pelos autores.

[...] Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - PADIN. O tema que abordamos neste material, que compõe o Projeto #construindojuntos, é BRINCADEIRAS E JOGOS CULTURAIS POPULARES NA PRIMEIRA INFÂNCIA. A brincadeira, além de ser um direito presente nas orientações legais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é fundamental para o desenvolvimento das crianças [...] Para facilitar a leitura, dividimos o tema em três subseções: a primeira intitulada “O Brincar e a Primeira Infância”, trata da importância do brincar nessa etapa da vida da criança, relembrando pontos que já foram abordados em outros materiais, pois é temática central em se tratando de infâncias. A segunda subseção aborda “Brincadeiras e Jogos”, ressaltando a relevância das brincadeiras e dos jogos para o desenvolvimento infantil. Na terceira parte, vamos abordar “Cultura popular, brincadeiras e jogos”, tratando as brincadeiras como componente da cultura e como muitas delas fazem parte do repertório cultural da sociedade e podem ser um importante canal para fortalecer vínculos entre o adulto e a criança através do reconhecimento e valorização de jogos e brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais/responsáveis. Compondo este material, temos CARDs que abordam a temática por meio de brincadeiras e jogos culturais populares, selecionados pelo Grupo Brinc’Art para serem desenvolvidos com as famílias. Finalizamos com um relato de cada município que cooperou com a elaboração deste material: Cariús (CREDE 16), Farias Brito (CREDE 19), Pereiro (CREDE 11) e Tururu (CREDE 2). Elencamos as melhores experiências e você pode conferir ao final do material.

Positivos

  • +Possui revisão textual
  • +Possui diagramação e ilustração

Negativos

  • -Não possui ficha catalográfica e ISBN
Download bloqueado