Plataforma paga de publicação de eBooks. Elaborada por bibliotecários da região do Cariri Cearense. Bora publicar!

cadernos de resumoscolóquio acadêmicoencontros científicosprodutos editoriais

Colóquio Nacional de Filosofia na Idade Média

1 min de tempo de leitura
  • ISBN: 978-85-67915-38-8
  • Org.: Nilo César Batista da Silva
  • Normalização: Ana Paula Lúcio
  • Revisão textual: Natália Brito Bessa
  • Projeto gráfico e diagramação: Lázaro Almeida Galvão

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Resumo informativo:

SILVA, Nilo César Batista da (org.). Colóquio Nacional de Filosofia na Idade Média. Juazeiro do Norte: PRPI/UFCA, 2021. E-book (70 p.). ISBN 978-85-67915-38-8. Disponível em: http://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/coloquio-nacional-de-filosofia-na-idade-media. Supl. 1. PREFÁCIO elaborado pelos autores. p. 4-5.

O primeiro Colóquio Nacional de Filosofia na Idade Média e suas extensões na Modernidade ocorrido em agosto de 2018, na Universidade Federal do Cariri - UFCA -, Juazeiro do Norte - Ceará. [...] O tema proposto para o Colóquio, Saber, Verdade e Poder, tem sua relevância no sentido de suscitar o amplo debate sobre problemas filosóficos antigos que surgiram desde a tradição filosófica grega, mas receberam novas configurações na Idade Média [...]. O tema da verdade perpassa não apenas questões epistemológicas, mas também questões de natureza deontológica e na filosofia medieval tem suas imbricações no ideal de sabedoria. Diante do exposto torna-se comum a opinião entre os historiadores da filosofia, que os Pensadores Medievais ocupem um lugar de destaque na História da Filosofia, evidentemente pela pretensão em formular amplos problemas filosóficos-teológicos a respeito da natureza humana, a liberdade, a verdade, o saber e o poder. Os temas da sabedoria e da verdade foram assimilados por estes autores. Buscaram compreendê-los à luz da fé e razão e auxiliados pela doutrina neoplatônica das ideias, refletidos no modelo estritamente cristão. No medievo concentra-se um fecundo florescimento intelectual, desde Agostinho, século V, ao surgimento da Escolástica. Em tempos hodiernos onde nos deparamos com as estruturas valorativas de um pensamento débil, trazer à reflexão temas então relativizados pela modernidade, pode significar um grande esforço de nossa parte. [...] compilação de resumos neste caderno representa sobretudo o crescente interesse pela filosofia medieval, resultante da fecundidade gerada no debate filosófico sobre Saber e Verdade e sua relação com o Poder.

Positivos

  • +Possui normalização
  • +Possui revisão textual
  • +Possui ficha catalográfica e ISBN
  • +Possui sumário com estrutura de links
  • +Possui projeto gráfico e diagramação

Negativos

  • -Download bloqueado em respeito aos direitos do autor
Download bloqueado