Plataforma paga de publicação de eBooks. Elaborada por bibliotecários da região do Cariri Cearense. Bora publicar!

e-books acadêmicosprodutos editoriais

Contos e crônicas do Sertão: ressignificados da memória Icoense

1 min de tempo de leitura
  • ISBN: 978-85-67915-47-0
  • Orgs.: Ives Romero Tavares do Nascimento, Maria Bonfim Monte de Almeida
  • Capa, diagramação e projeto gráfico: Lázaro Almeida Galvão
  • Revisão: Natália Brito Bessa

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Resumo informativo:

NASCIMENTO, Ives Romero Tavares do (org.). Contos e crônicas do Sertão: ressignificados da memória Icoense. Juazeiro do Norte: PRPI/UFCA, 2019. E-book (51 p.). ISBN 978-85-67915-47-0. Disponível em: http://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/contos-e-cronicas-do-sertao-ressignificados-da-memoria-icoense. Supl. 1. APRESENTAÇÃO elaborada pelos autores.

Este livro é fruto do projeto Contos e Crônicas do Sertão: Um Resgate da Memória Icoense [...]. Seu objetivo principal foi pautado na escrita de contos e crônicas que retratassem a memória dos habitantes da cidade, de modo que pudéssemos ressignificar parte do patrimônio imaterial de Icó. A concepção para o projeto de cultura foi dada em 2014, quando a UFCA iniciou suas atividades no Campus Icó [...]. A cidade, que é uma das mais antigas do Ceará, foi fundada pelos portugueses quando aqui estiveram. E deixaram um rico legado patrimonial que hoje pouco é preservado. A disciplina Produção Textual, ofertada no primeiro semestre do curso, foi o receptáculo de muitas ideias de como uma ação da universidade poderia ser executada de maneira mais atrelada à realidade daquela cidade [...]. Os contos e as crônicas, dois tipos literários bastante populares aqui no Brasil, comumente reproduzem o cotidiano das pessoas. Um fragmento de memória, aqui e ali, faz germinar textos que, de tão próximos à realidade, parecem se misturar com o dia a dia, e inserir-se no mesmo plano das lendas e dos mitos [...]. Esta é a nossa proposta: imortalizar parte da memória dos habitantes de Icó, ainda que de maneira ressignificada sob o formato de contos e crônicas. Por isso, conversamos com algumas personalidades locais, que muito gentilmente nos relataram um pouco de suas lembranças, e nos deram a chance de nos aproximar ainda mais de Icó. Ouvimos relatos que inspiraram a criação dos dez contos e crônicas contidos neste livro. Portanto, esta obra deve ser lida como o resultado de um trabalho universitário, como também a expressão sentimental de seus autores, que devotam a Icó e aos seus habitantes o reconhecimento de sua importância histórica para o Ceará e para o Brasil [...]

Positivos

  • +Possui normalização
  • +Possui revisão textual
  • +Possui ficha catalográfica e ISBN
  • +Possui sumário com estrutura de links
  • +Possui projeto gráfico e diagramação

Negativos

  • -Download bloqueado em respeito aos direitos do autor
Download bloqueado