Plataforma paga de publicação de eBooks. Elaborada por bibliotecários da região do Cariri Cearense. Bora publicar!

e-books acadêmicosestudos e pesquisasprodutos editoriais

E-book – Administração Pública. Boas práticas para compras sustentáveis nas universidades públicas brasileiras

1 min de tempo de leitura
  • ISBN: 978-65-00-52048-4
  • Autor: Lucas Moreira e Guineverre Alvarez
  • Apresentação: Os autores - Lucas Moreira e Guineverre Alvarez
  • Diagramação e projeto gráfico: Lázaro Almeida Galvão
  • Revisão textual: --

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Resumo informativo:

MOREIRA, Lucas; ALVAREZ, Guineverre. Boas práticas para compras sustentáveis nas universidades públicas brasileiras. Juazeiro do Norte: PRPI/UFCA, 2022. E-book (25 p.). ISBN 978-65-00-52048-4. Disponível em: http://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/. Supl. 1. APRESENTAÇÃO elaborada pelos autores: Lucas Moreira e Guineverre Alvarez.

No Brasil, o setor de compras governamentais movimenta recursos estimados em 12% do PIB (OCDE, 2019). Segundo a Advocacia Geral da União – AGU (AGU, 2021), o valor gasto pelo governo federal em compras públicas entre os anos de 2017 a 2021 soma o montante de cerca de 751,68 bilhões de reais. Estes dados constatam o tamanho considerável do poder de compras governamental, o que indica a atuação do Estado como uma peça fundamental para consolidação de um desenvolvimento que leve em consideração não só critérios econômicos, mas também ambientais e sociais. Diversos setores da economia, para atender a essa demanda estatal, buscam se ajustar as exigências dos editais licitatórios, possibilitando assim que haja um incentivo a melhores práticas em distintos agentes econômicos (COUTO; RIBEIRO, 2016).

Assim como qualquer organização que busca alcançar suas atividades fins, as universidades federais, que se dedicam ao ensino, pesquisa e extensão, fazem uso de ambientes e de recursos naturais variados. Os campi, locais onde estão instaladas as instituições federais de ensino superior (IFES), são organizações de grande complexidade, que guardam semelhanças físicas com as cidades e a empresas no que se refere à estrutura administrativa e organizacional (Esteves e Falcoski, 2012).

Positivos

  • +Possui revisão textual
  • +Possui ficha catalográfica e ISBN
  • +Possui sumário com estrutura de links
  • +Possui projeto gráfico e diagramação

Negativos

  • -Download bloqueado em respeito aos direitos do autor
Download bloqueado